Seis em cada dez (60%) líderes de pequenos e médios negócios do país têm a intenção de expandir o seu empreendimento no próximo ano. Foi o que revelou uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva que, entre os meses de julho e agosto, ouviu 1.001 líderes (homens e mulheres) de pequenas e médias empresas (PMEs) de todas as cinco regiões do Brasil, com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 50 milhões.
De acordo com a Agência Brasil, que reportou os dados do estudo no último dia 13 de outubro, a ideia da pesquisa do Instituto Locomotiva, que foi feita para um banco, “é desenhar um panorama sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas PMEs”. “Essas empresas são responsáveis por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e geram 50% dos empregos ativos, impactando potencialmente mais de 80 milhões de brasileiros”, acentuou a reportagem da Agência Brasil.
Outra conclusão do levantamento foi que cerca de oito em cada dez (79%) dos entrevistados afirmaram estar esperançosos ou empolgados em relação à situação atual do seu negócio.
Além disso, “98% dos empreendedores são responsáveis pelas decisões estratégicas em ao menos uma área de sua empresa, enquanto 96% realizam as tarefas operacionais em ao menos uma área, e a média de áreas em que estão envolvidos chega a quatro”, acrescentou a Agência Brasil. “Para esses entrevistados, isso pode restringir o crescimento da empresa”, reportou a matéria.
Também segundo o que revelou a pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, a sobrecarga e a solidão no dia a dia estão entre os principais fatores para o aumento do cansaço e estresse. Ainda, 62% dos participantes do estudo desejam ter mais tempo com a família.
Entre os desafios citados pelos entrevistados do estudo, estão, por sua vez, o cenário macro e competitivo. “Para 41% deles, crises econômicas, flutuações de mercado e a concorrência representam o principal desafio que enfrentam para o negócio; para 20% são os fatores relacionados a crescimento e inovação, enquanto para 18% gestão financeira é o tema mais preocupante”, elencou a Agência Brasil.
Essas e outras conclusões da pesquisa do Instituto Locomotiva estão disponíveis na reportagem completa publicada pela Agência Brasil.